HELP!!

Bateu aquele frio na barriga durante o Processo Seletivo?

Calma que a gente te ajuda!

PRIMEIRO, O MAIS IMPORTANTE!

Conheça bem o vestibular ou processo seletivo que irá prestar. Organizamos aqui algumas dicas pra te ajudar com o nosso processo seletivo e você pode usar para quaisquer provas que for fazer, mas tome cuidado com as peculiaridades de cada um

Nosso processo seletivo conta com 4 etapas principais: a prova, a entrevista e as análises socioeconômicas.

 

Vamos abordar principalmente algumas dicas de estudo, revisão e saúde mental aqui, então já prepara as canetinhas coloridas e o post-it pra se programar pra cada uma dessas etapas!

Organizamos aqui tudo o que você precisa saber para mandar bem. Então calma, respira fundo e vai!

E não deixe de conferir também as provas dos nossos Processo Seletivo anteriores, separamos as melhores para você no link ao lado:

UM PASSO

DE CADA VEZ

crumpled-2537807_1920.jpg

A PRIMEIRA ETAPA:

PROVINHA!

É sÓ ESTUDAR??

DEFINITIVAMENTE NÃOOOOO

Sua nota é um produto do seu bem estar físico, mental, do seu preparo e do quanto você estudou. Garantir uma boa nota é um processo que começa bem antes da prova e vai muito além dos livros.

Bem estar físico

x

Bem estar mental

x

Estudo

x

Preparo

=

Nota

DICAS PARA

MANDAR BEM

CUIDADOS NO DIA ANTERIOR À PROVA

O dia anterior à prova é sagrado! Hora de ficar longe de quem te faz mal, evitar brigas e fofocas, organizar BEMMMM tudo que você vai precisar no dia seguinte, revisar o conteúdo e descansar como um bichinho preguiça. Evite comidas pesadas, tente não fugir muito da rotina, cuidado com o café (pode tomar, mas não é hora de ser a senhora produtividade) e durma bem.

Quando for montar o seu cronograma de estudos, reserve tempo para revisar o conteúdo e fazer exercícios de fixação. Vale post-it, vale app de notas, vale canto de caderno, folha sulfite, o importante é retomar tudo o que estudou. 

Experimente alguns modelos de revisão se tiver tempo e não se preocupe se não tiver o costume de caprichar na letra. Essas revisões no papel são grandes aliadas no dia anterior à prova, quando tiver menos tempo.

RESERVE TEMPO PARA REVISÃO

CUIDADO COM O AÇUCAR

A gente também ama levar um chocolatinho pra prova, mas tem a hora certa de ingerir esses açucares rápidos! O chocolate e os doces em geral nos dão um pico de energia que acaba rápido, então deixe para o final da prova. Alguns amendoins, castanha ou batata doce são mais eficientes para dar energia e te manter ligado durante toda a provinha.

A POLÊMICA DO CAFÉ

Calma, ninguém vai mexer no seu cafezinho. Mas o perigo da cafeína é que ela vai impedir seu corpo de perceber o cansaço. Então você continua precisando de um bom descanso, mas não percebe isso (fora que é o próprio gatilho da ansiedade, né?).

Então cuidado com o café no dia anterior à prova (quando você precisa descansar bem) e se for levar para a prova é a quantidade de sempre só.

NADA DE NOVIDADES NA PROVA

A hora da prova não é para testar coisas novas! Para isso existem simulados, testes... Se você não tem o costume de tomar energético, por exemplo, nada de levar no dia da prova. Não tente uma nova técnica ou fórmula mágica que aprendeu no dia anterior.

VAI CHOVER HOJE?

Espaireça! Se torturar para não perder nem um segundo de prova vai te deixar cansado mais rápido. Quando perceber que está com dificuldades para se concentrar dê uma volta, veja se vai chover, comente com o fiscal que você está nervoso. Pense em aproveitar melhor o tempo.

COMECE PELAS QUESTÕES FÁCEIS

E não faça isso para ganhar tempo! No começo da prova estamos mais descansados e conseguimos concentrar, por isso faça as questões fáceis com calma e garanta uns pontinhos. (lembrando que, no caso do ENEM, essa dica é ainda mais valiosa por que as questões fáceis valem mais, viu?)

HIDRATE-SE

Durante a prova, mantenha-se hidratado! Isso te ajuda a ficar mais confortável e tranquilo. A regra é clara: Nem água demais, para deixar apertado, nem água de menos, pra deixar com sede. Só o básico.

crumpled-2537807_1920.jpg

HORA DA ENTREVISTA

CAPRICHA NO REXONA E VAI

O objetivo da entrevista do CAAI é saber se o candidato está alinhado aos valores e ao objetivo do Curso e conhecer um pouco mais sobre os alunos que vão entrar, para adaptar a experiência no ano de cursinho e torná-la melhor para todos as nossas ararinhas.

ENTREVISTA

POR QUÊ?

COMO SE

COMPORTAR

Então nada de tentar vestir um personagem, isso só vai te deixar mais desconfortável e nervoso, e atrapalhar na sua entrevista. Seja sincero, não tenha medo de admitir suas limitações e não esconda nada! Nosso objetivo é o melhor para você e para o cursinho e nós definitivamente não queremos te deixar nervoso.

O clima da nossa entrevista é muito tranquilo. Não vamos reparar na sua roupa e cabelo, não queremos saber quantas moedas cabem na sala e nem por que a tampa do bueiro é redonda. Vamos perguntar sobre suas matérias preferidas, seus hobbies, suas músicas, escola, sobre sua família, seus animais de estimação e se você disser que é flamenguista pode ser que a gente faça careta.

QUAIS SÃO AS

PERGUNTAS?

DICAS

SALVA-VIDAS

  • Se você ficar muito nervoso, pode falar pra gente, assim vamos conversar um pouco pra quebrar o gelo;

  • Sabemos que pode ser sua primeira entrevista e não esperamos profissionalismo, tudo bem se você gaguejar um pouco ou rir fora de hora;

  • Precisamos anotar tudo, mas não vamos contar sobre a sua entrevista pra terceiros;

  • Não minta ou omita informações, você vai acabar ficando nervoso ou se contradizendo, e se percebermos isso você pode acabar sendo prejudicado no processo seletivo;

  • Não precisa sorrir ou falar muito o tempo todo, alunos introvertidos tem a mesma chance no que depender do nosso time;

  • Se a gente pegar frase decorada, ai ai ai...

crumpled-2537807_1920.jpg

esse é o Roseta preocupado

SIM, É IMPORTANTE FICAR TRANQUILO

mas como??

Estude com afinco, principalmente a base das matérias - isso vai te deixar mais tranquilo e vai valer muito a pena nas outras etapas.

 

Reserve tempo para revisar o que estudou e organizar o conhecimento - isso deixa tudo mais claro e reduz a ansiedade.

 

Autocuidado é fundamental! Reserve um tempo para espairecer, pratique algum exercício físico e faça o que você gosta. Isso precisa sim fazer parte da sua rotina e vai te ajudar a manter o foco quando estiver estudando.
 

ESTUDO + REVISÃO + AUTOCUIDADO

Dedique um tempo para conhecer o CAAI, as metodologias e um pouco do que nos move. Isso vai te mostrar que não temos interesse em tornar a sua jornada desgastante - e, muito pelo contrário, construtiva para você enquanto candidato.

CONHEÇA O CURSO

Respeite o seu tempo e confie na jornada. Se você se organizou para estudar, seguiu as dicas que deixamos aqui e se dedicou, fique tranquilo! Você já terá aprendido e evoluído muito ao longo do processo seletivo, independente do resultado.

CADA COISA NO SEU TEMPO

ANOTOU TUDO? HORA DE AGIR!

 

NOS VEMOS NO