PROPÓSITO

​Democratizar o acesso ao ensino superior, inspirando pessoas por meio do protagonismo estudantil.​​​​

Essa é nossa missão, o motivo pelo qual existimos e pelo que trabalhamos para alcançar nossa visão de uma educação mais justa em Itajubá.

OBJETIVO

QUEM SOMOS

O CAAI é um curso assistencial com a missão de transformar vidas por meio da educação. O curso surgiu por iniciativa de alunos da UNIFEI em 2002 e hoje conta com mais de 70 pessoas trabalhando para levar ensino de qualidade e formar estudantes mais conscientes, fornecendo aos alunos e voluntários o ambiente e as ferramentas necessárias para que se desenvolvam pessoal e profissionalmente. 

Acreditamos que a educação pode transformar a realidade dos jovens, e trabalharemos por isso. Nosso time surgiu do protagonismo estudantil e do inconformismo, e é através destes que vamos continuar desafiando a educação vigente. 


Ser CAAI é muito mais do que fazer um curso. É acreditar na educação e no protagonismo. É ser autor da mudança e fazer muito das ferramentas que se tem, aprendendo cada dia mais, como aluno ou voluntário.


A atmosfera de gratidão e carinho é quase tangível para quem tem a oportunidade de fazer parte desse time. Cada voluntário é uma peça fundamental para o CAAI, e estão dispostos à se dedicarem todos os dias para que os alunos possam realizar seus sonhos, transformar suas realidades e retribuírem no futuro, uma aula de cada vez.

Além do impacto direto na comunidade através do nosso trabalho, inspiramos e fomentamos diversas iniciativas na cidade, como o MedMaker, CATS, CACIC, AjudaIta, entre vários outros. Sabemos que não vamos
atingir nosso objetivo sozinhos e nem precisamos, por isso temos em nosso código o compromisso de inspirar
pessoas.

Blue and Yellow Expressive Shapes Sports

IMPACTO

SOCIAL

NOSSOS NÚMEROS

"SOMOS UM TIME UNIDO, VIVO E MUTÁVEL. SOMOS GIGANTES!"

+2.000

Alunos impactados pelo CAAI

+9

Cidades diretamente impactadas

+19

anos de história e impacto social

+800

Voluntários

acreditam em nós

+R$ 70.000

investidos na educação todos os anos

+1.000

Inscritos para o time, todos os anos

MÉTODO

O CURSO

Nossa sede é o Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI, em frente a igreja Matriz da Soledade (Rua Coronel Rennó, número 7). E nossas aulas são sempre no período noturno, das 19:00 às 22:40 horas, com horários de monitorias às 18:00.

Buscamos ir além das aulas e sala de aula sempre. Por isso criamos vários projetos e aulões que vão acontecer ao longo de todo ano, incluindo nossos tradicionais simulados e provas regulares. Tudo é pensado para compor uma rotina de estudo para nossos alunos, e auxiliam tanto no preparo para as provas de vestibulares quanto no estabelecimento de uma rotina de estudos. Assim como as redações, essas provas se tornam cada vez mais fáceis com a prática.

CAAI

DNA

Nosso DNA se baseia em uma cultura ágil, de mudança e adaptação. Sua origem remete à 2009, mas para entender seu surgimento é preciso conhecer o funcionamento inicial do curso: 

 

Fundado em 2002, o CAAI funcionou durante 7 anos como um projeto da ONG Amigos de Itajubá, a responsável por sua criação. Todo o acompanhamento e instrução que os gestores do cursinho recebiam vinha diretamente da gestão da Organização e os voluntários faziam parte do mesmo time. Isso nos deu forças para crescer muito mais rápido e manter o funcionamento do CAAI.

Em 2009, no entanto, o CAAI se separou da ONG e passou a ser um projeto. O desafio de manter um cursinho que havia funcionado por tanto tempo sob os cuidados de um outro projeto foi o principal combustível da mudança, precisávamos aprender diversos processos enquanto trabalhávamos e foi isso o que tornou nossa cultura tão única nesse novo início. A cultura do desafio, da mudança e do protagonismo está presente em nosso DNA desde então, e vamos zelar para que não se perca.

ESTRATÉGIA

CULTURA ÁGIL

Como principal resultado do desafio enfrentado pelo CAAI em 2009, na separação da equipe fundadora do cursinho, está o nascimento de uma cultura ágil e proativa. Precisávamos estruturar o CAAI durante seu funcionamento, isso foi um grande desafio e nos trouxe nosso maior diferencial. Os membros do projeto precisaram se responsabilizar de forma direta pela tomada de decisões e desenvolver atividades muito além das suas áreas.


Desde então, o CAAI mantém essa cultura ágil: cada área tem autonomia para tomar decisões e mudar processos de acordo com o que acreditam ser o melhor caminho para entregar os resultados. Somos proativos, inconformados, e apaixonados por mudanças. O cursinho se tornou um organismo vivo, mutável.

 

Hoje entendemos que esse momento culminou em muitas mudanças que viriam anos depois, e cuidamos para que esse sentimento sempre componha nosso DNA. Parte disso pode ser percebido até em nossa identidade visual, que passou por grandes mudanças ao longo dos anos.

DSC_1063%20(1)_edited.jpg

SOMOS UM TIME DE PROTAGONISTAS INCONFORMADOS

E viemos democratizar o acesso à educação na nossa comunidade

DSC_1061.JPG

SOMOS APAIXONADOS POR MUDANÇAS

E há mais de 19 anos fazemos questão de sonhar grande

DSC_1154.JPG

SOMOS INSPIRADOS PELO PROTAGONISMO ESTUDANTIL

E buscamos inspirar pessoas através dele

DSC_0150.JPG

SOMOS MAIS FORTES JUNTOS

E é assim que vamos causar um verdadeiro impacto na educação da nossa cidade

DSC_0003 (1).JPG

SOMOS UM TIME INDIVISÍVEL, VIVO E MUTÁVEL

Por isso trabalhamos juntos pelo que acreditamos

DSC_0002.JPG

SOMOS GIGANTES

COMUNIDADE

RESPONSABILIDADE

Todos os anos, mais de 1000 alunos se inscrevem no nosso processo seletivo. Esse número nos traz uma responsabilidade imensa. São mil sonhos, mil esperanças e mil pessoas que confiam em nosso trabalho e acreditam que com nossa ajuda podem alcançar o ensino superior. Impactamos pessoas e famílias, temos um dever para com a comunidade de Itajubá e região e por isso levamos nosso trabalho muito a sério.

Trabalhamos com o sonho dos nossos alunos, e o sonho de uma pessoa é o que ela tem de mais valioso.

Por isso, nada no CAAI pode ser feito por palpite ou de qualquer forma, essa responsabilidade social nos lembra que trabalhamos com sonhos. Cada proposta e cada processo precisam ser devidamente organizados e documentados e, precisamos prestar contas à essa comunidade e à Universidade.

IDENTIDADE

NOSSA MARCA

Nossa identidade acompanhou nossas mudanças. Em nosso Manual da Marca explicamos com detalhes tudo sobre nosso design, cores, logos antigas entre outros detalhes.

 

Em 2021 tivemos a nossa mais recente evolução, a nossa nova logo em versão 2D e 3D. Planejada e pensada em cada detalhe, ela traz a união da paleta de cores relembrando a logo da ONG, para nos lembrar que nascemos do protagonismo e inconformismo. Além disso, a simetria proporcionada nos elementos remete a toda a nossa organização e capricho na realização dos nossos trabalhos e as cores superiores trazem o equilíbrio entre o laranja, vibrante e enérgico, que estimula a criatividade e remete à nossa garra, e o azul, que representa a calma e a inteligência, que remete à nossa responsabilidade e cuidado nas tomadas de decisão. A composição mostra o equilíbrio e dinamicidade na variação da cartela de cores.

LEGADO

ATEMPORALIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

Diversos voluntários, com um imenso conhecimento somado, passaram pelo CAAI e deixaram parte de si.

Cuidamos para que o conhecimento gerado não se perca e para que os erros e acertos sejam lembrados, para que não nos esqueçamos dos desafios que já vencemos para chegar aqui hoje.

 

"100% de mim não é nada perto de 1% do meu time"

Buscamos entender o momento em que estamos e os desafios que cada área enfrenta isoladamente para alinhar com o todo. O desenvolvimento dos nossos membros precisa estar alinhado com o desenvolvimento do projeto todo.

Nosso objetivo e nossos sonhos, a soma dos projetos que queremos inspirar e mudanças que queremos promover. 

Equilibramos nossos planos para o futuro com a certeza de mudanças que temos e que é característica do CAAI. Construiremos tudo o que pudermos para que as próximas gestões tenham autonomia e condições para crescer.

PASSADO

PRESENTE

FUTURO

Nossa história é importante para nós, zelamos para que os processos que nos trouxeram até aqui e os desafios que enfrentamos não se percam com o passar do tempo. Tratamos o passado com respeito, o presente com afinco e nossa visão de futuro é o que nos move e nos faz mudar e enfrentar qualquer desafio.

O que os une:

Respeito por quem passou, gratidão aprendizado.

O que os une:

Sonhos, mudanças e projetos que queremos inspirar

crumpled-2537807_1920.jpg

REPRESENTAÇÃO

MASCOTE DO TIME

Porque escolhemos essa ave fofa para nos representar

Escolhemos a Arara Azul como mascote devido à incrível história de voluntariado que existe por trás da espécie.

 

Ameaçada gravemente de extinção e com pouco mais de 1.500 representantes da espécie vivos, a Arara Azul Grande estava em grave risco de extinção em 1999. 

crumpled-2537807_1920.jpg

Quando uma pesquisadora recém formada, Neiva Guedes, soube do problema, não mediu esforços para salvar a espécie, mapeou as araras que viviam na região que morava, recuperou ninhos invadidos e construiu outros. Zelou para que a população voltasse a crescer e fundou o Projeto Arara Azul.

A caça à esses animais excepcionais ainda é um problema grave. A ave pode chegar a 1,90m e pesar mais de 2,00 Kg, o que, junto à sua pelagem azul vibrante, a tornam um alvo de grande valor para o tráfico de animais. Contudo, graças ao Projeto Arara Azul, fruto do trabalho voluntário da pesquisadora, em 2014 a espécie foi retirada da lista de animais em risco de extinção.

 
crumpled-2537807_1920.jpg

O nome é uma homenagem à Malala Yousafzai. Uma ativista paquistanesa que luta pelos direitos humanos e pelo direito ao acesso à educação das meninas do seu país. É a pessoa mais nova a ser laureada com o prêmio Nobel e é uma grande referência para os movimentos de luta estudantil.

Enquanto adolescente, escreveu à BBC mostrando como era o dia-a-dia das meninas no seu país e por isso foi gravemente perseguida. Em 2012 um homem tentou assassiná-la no ônibus escolar. Malala foi levada para o hospital em estado grave e permaneceu inconsciente por vários dias, quando acordou começou uma verdadeira revolução na educação do Paquistão e do mundo.

 

MALALA YOUSAFZAI

A luta pela educação

Neiva Guedes

o projeto arara azul

 

Não estamos contando nossa história por que ela é única

MAS POR QUE ELA NÃO É!

Em diversas cidades no Brasil e no mundo, cursinhos assistenciais vêm transformando realidades e impactando comunidades cada vez maiores, levando mais pessoas à acreditarem no protagonismo e na responsabilidade que temos de auxiliar àqueles que precisam.