crumpled-2537807_1920.jpg

PARCEIROS

NÃO SE FAZ REVOADA COM UMA ARARA SÓ

O CAAI surgiu para ajudar e transformar quem por ele passasse, o sonho foi se tornando realidade e ganhando altas proporções. Com os anos, bons vínculos foram feitos e hoje essa jornada é segue com a colaboração de diversos parceiros incríveis, cada um ajudando alunos, voluntários e sociedade da melhor maneira que podem.

CLIQUE EM UM PROJETO PARA SABER MAIS

Logo Fundação estudar
logo aocubo, parceira do caai
Logo ON Y VA

Descomplica

O Descomplica é a maior empresa de educação online do mundo e acredita que “Aprender é para todo mundo”.

 

É um ambiente virtual de aprendizagem online criado em março de 2011 por Marco Fisbhen, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio, mas atualmente também cobre todo o conteúdo de Ensino Médio e Encceja, visando ajudar o maior número de alunos possível.

 

 
logo fundação estudar

Somos inquietos. Inconformados. Buscamos sempre algo a mais. Acreditamos que tudo pode ser melhor. Ora virtuais, ora presenciais. Em algum lugar distante do mundo ou no Brasil mais profundo. Construímos unicórnios e sonhos. Salvamos empresas e vidas. Mudamos rotas e concretizamos estruturas. Estamos sempre atentos e com radares ligados. Pois sabemos que o nosso próximo capítulo está na página adiante. Estudamos o ontem. Trabalhamos o hoje. Inventamos o amanhã.

Nossa curiosidade nos manda pra frente, pra longe e pro alto aprendendo e ensinando – sempre rumo a mais conhecimento. E nos faz olhar ao redor para encontrar aqueles que vão com a gente. Assim seguimos em conexão. Em constante expansão. Por isso, entendemos que nossa inquietude não é um problema. Ao contrário, é a força vital que nos move em direção a diferença que queremos fazer no mundo.

 

ESCOLA AOCUBO

A aocubo acredita em transformar realidades por meio do protagonismo, trabalhando para desenvolver em seus alunos a autoconfiança e a disposição para enfrentar novos desafios de forma crítica. O projeto surgiu em 2018, com o intuito de levar desafios lógicos e criativos para as salas de aula, propondo soluções disruptivas, utilizando o cubo mágico como principal ferramenta. O objetivo do projeto é desenvolver os alunos e prepará-los para enfrentar problemas de forma lógica, conectando pessoas e fomentando a troca de conhecimentos para o crescimento mútuo. Conheça o projeto escola ao cubo e a empresa clicando na imagem ao lado.

logo aocubo
 
logo ajudaita

@ajudaita

O @ajudaita é uma causa séria e sem fins lucrativos, na cidade de Itajuba-MG.​ Os voluntários que dão vida ao projeto se movimentam o ano todo pela cidade e pelas redes sociais em busca de parcerias, doações (como alimentos e itens de higiene) e recursos que serão doados para instituições e famílias carentes do município.

 

Atualmente eles estão movimentando uma Ação Natalina, para levar

cestas básicas a quem não teria nada na ceia de natal. Você pode

ajudá-los doando através do QR Code ao lado ou entrando em

contato com eles pelo Instagram.

Desde 2020 o CAAI se tornou parceiro do projeto, destinando

parte de sua arrecadação à causa e ajudando também na divulgação.

A Enactus é uma organização mundial sem fins lucrativos, que une estudantes envolvidos com o empreendedorismo social, com anseio de promover o crescimento social e econômico de comunidades através da criação e do desenvolvimento de projetos. Esses projetos empoderam e impactam diretamente a vida dos envolvidos, agindo como força transformadora ao redor da universidade.

O time Enactus Unifei Itajubá iniciou oficialmente no dia 31 de março de 2017 e, desde então, trabalhou na sua estruturação interna e no reconhecimento de diversas comunidades locais, identificando como suas necessidades poderiam se transformar em oportunidades de projetos.

Você pode acompanhar mais sobre a trajetória da Enactus Unifei Itajubá pelo Instagram deles, @enactusunifeitj !

logo enactus

Enactus UNIFEI

 
 
logo g9

Curso G9

O Curso G9 oferece ensino desde a educação infantil (pré-maternal) até o pré-vestibular. Conta com profissionais preparados para atuar em cada fase do aprendizado do aluno. Acredita que para que o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo aconteçam é preciso a união de dois princípios fundamentais: o Educar e o Cuidar. Sendo assim, oferece projetos esportivos e pedagógicos que contribuem para aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 
 

MakerSpace

A cultura maker se baseia na ideia de pessoas sem formações técnicas construindo, consertando, fabricando e criando com ajuda de maquinários tecnológicos. Como impressoras 3D, cortadoras a laser e outros equipamentos high tech disponíveis, pela primeira vez, em laboratórios, salas de aula, bibliotecas públicas e garagens domiciliares. Para que esses espaços realmente funcionem, é preciso que haja sinergia com a educação. A fórmula mágica é conhecimento + tecnologia + partilha. Além de colocar a mão na massa, você é estimulado o tempo todo a compartilhar o que sabe, gerando assim uma grande rede de makers.

logo makerspace

MedMaker

logo medmaker

O Med Maker é uma iniciativa do MakerSpace UNIFEI em conjunto com a FMIt - Faculdade de Medicina de Itajubá para produzir faceshields no laboratório e distribuir para os profissionais de saúde que atuam em Itajubá e região. Ao longo do programa foram produzidas e doadas mais de 5.000 máscaras, todas produzidas no MakerSpace pelos alunos da faculdade. O projeto começou com máscaras desenvolvidas para a impressão 3D e em pouco tempo passou para máscars produzidas em plástico injetado, mantendo a viseira em acetato, de acordo com a norma vigente.

 
 

On y va ! Idiomas

A ON Y VA tem seu início a partir de aulas particulares aos alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A busca constante por oferecer conteúdo e materiais diferenciados resultou na concepção de uma metodologia própria, que logo foi ganhando identidade e notoriedade. Com o passar dos anos, a iniciativa ganhou também força e outros públicos passaram a ser atendidos. Além de universitários, famílias e funcionários de empresas fizeram e fazem parte de nossa história. Em 2017, o projeto passou a ser denominado ON Y VA, uma expressão francesa literalmente traduzida por “Vamos lá!”, e que traz consigo sentimentos de incentivo e avanço em equipe. 

LOGO-2-Centralizado-1024x791.png

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), fundada em 1913 com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá – IEMI, por iniciativa pessoal de Theodomiro Carneiro Santiago, que desejava organizar em sua cidade um estabelecimento para a formação de engenheiros mecânicos e eletricistas, onde o ensino fosse voltado para a realidade prática, e o ambiente de trabalho fosse tão aproximado quanto possível da vida real. Hoje, a Unifei oferece 27 cursos superiores em dois campus, Itajubá e Itabira, além de diversos outros projetos. Ganhou seu destaque e respeito em todo o Brasil pela maneira inovadora e responsável de ensinar seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

 
 

ONG Amigos de Itajubá

A ONG Amigos de Itajubá é uma organização sem fins lucrativos, formada por estudantes universitários engajados em projetos sociais na cidade de Itajubá. Dentre tantas ações e movimentos, se destacam: O projeto Conexão dos Saberes; Revitalizar; Projeto Visitas e Projeto eventos. Sigam @ongamigosdeitajuba para saber mais sobre suas ações na cidade e ajudar sempre que possível essa iniciativa incrível!

0.png

Pretos no ENEM

"Ressoando as vozes que nos convocam para uma luta antirracista, o projeto surgiu da vontade de auxiliar pessoas negras que não conseguiram a isenção do Enem 2020 ou que, por algum motivo, têm dificuldade de pagar a taxa, a terem a oportunidade de ingressar no ensino superior. Por meio de uma rede orgânica de comunicação nas mídias sociais, fazemos a ponte entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar, levando um boleto a um colaborador e devolvendo o comprovante de pagamento ao beneficiado. Nossa luta é por um ensino público, acessível e democrático, e uma taxa não pode ser um limitador para isso."

Gostou da iniciativa? Ajude-os sendo um parceiro! (Só clicar na imagem ao lado para entrar no site e saber de mais detalhes)