A importância do autocuidado em nossa rotina

Atualizado: Abr 8

Olá, queridos e amados estudantes que aqui se aconchegam atrás de ajuda!

Para o alento de vocês, fomos em busca das psicólogas da UNIFEI, Flávia Ludovico de Matos e Thamiris Daniel dos Santos, para conseguir preciosas dicas de como acalmar esses coraçõezinhos ansiosos durante o estudo e as provas. Elas arrasaram e mandaram ótimos conteúdos, por isso faremos um compilado de matérias para vocês ao longo da semana. Começaremos com o autocuidado e como ele pode ser útil para nossa saúde mental. Vem conferir!

Quando falamos em saúde mental, temos que ter em mente a necessidade de certos esforços para alcança-la, do mesmo modo que deve-se esforçar para alcançar a saúde física. Um exemplo desses esforços, é o autocuidado, mesmo que não garanta o não adoecimento mental até mesmo físico, ele auxilia a prevenir e a enfrentar com mais facilidade um problema psíquico.

O conceito de autocuidado abrange diversas áreas, como: higiene (geral e pessoal), nutrição (variedade e qualidade dos alimentos ingeridos), estilo de vida (atividades esportivas, lazer etc.), fatores ambientais (condições de moradia, hábitos sociais etc.) e socioeconômicos (nível de renda, crenças culturais etc.). Por esse motivo, as práticas sugeridas pelas psicólogas Flávia e Thamiris, para melhorar o cuidado consigo mesmo, foram divididas do seguinte modo:

  • Físico: praticar atividades físicas regularmente, alimentação saudável, sono reparador, cuidados com o corpo, descansar;

  • Social: rede de apoio (familiares e amigos), não se isolar, ser solidário, ser empático, manter relações saudáveis, pedir ajuda, oferecer ajuda; estabelecer limites nas relações;

  • Emocional: autoconhecimento, fazer psicoterapia, manejo do estresse, resiliência;

  • Mental: cuidar do pensamento e buscar conhecimento, praticar a leitura, ter momentos de lazer;

  • Espiritual: conexão com a natureza, oração, meditação.

Essas são apenas algumas sugestões de cuidados que você pode começar a ter, mas claro, tente encaixar no seu estilo de vida as que mais te convém, aos poucos você começará sentir a diferença no seu humor e em seu rendimento durante o dia. O autocuidado é uma ferramenta importante para melhorar a falta de concentração!

Comece com pequenas atitudes para alcançar grandes metas.


Flávia Ludovico de Matos

Psicóloga na Unifei

Formação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei, com especialização em Gestão de Pessoas e em Psicologia Cognitivo Comportamental.

Thamiris Daniel dos Santos

Psicóloga na Unifei

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei, mestre em Educação pela mesma Universidade e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.





80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo